quinta-feira, 21 de novembro de 2019

Ata de Reunião Ordinária do CMDI | 21.11.2019.

 

ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO MUNICIPAL DE DIREITOS DO IDOSO – CMDI, REALIZADA NO DIA 21 DE NOVEMBRO DE 2019. 

Aos vinte e um dias do mês de Novembro do ano de dois mil e dezenove (21/11/2019), às nove horas (09h00min), na Casa dos Conselhos – CC, situada na Rua Doutor Heitor Guedes de Melo, 53, Centro. Deu-se início a reunião ordinária do CMDI (Conselho Municipal de Direitos do Idoso) o Presidente, o senhor Antonio de Jesus Reis Filho, fez a verificação do quórum, estavam presentes os conselheiros: Erda Fagundes de Brito (ADM), Deolino dos Santos, representando a Igreja Católica, Edval de Oliveira Damasceno (APROTUM), Marcia Maria dos Santos (SME), e Eliade Mendes Santos (SMS), além da secretaria executiva Dinarte Martins de Oliveira e o Coordenador da Casa dos Conselhos o  sr José Raimundo Souza Santos. Sendo constatado quórum suficiente para a realização de reunião deliberativa .O Presidente o senhor Antonio iniciou a reunião desejando bom dia a todos os presentes. A pauta constou dos seguintes assuntos: 1- CNPJ; 2- Convidar toda sociedade para a reeducação, para melhor atender o idoso; 3- As modalidades para atender o idoso, diagnostico/formulário para saber o que já existe e o que pode ser feito; 4- O que ocorrer. Dando sequência o mesmo apresentou material informativo voltado para os direitos da pessoa idosa. O sr José Raimundo afirmou que é necessário politicas públicas voltadas para os idosos. O sr Edval falou sobre a situação de um idoso que reside na região da Pimenteira e que resiste em ter contato com outras pessoas. Que o mesmo, juntamente com a associação, assistência social e demais instituições estão se mobilizando para a construção de uma casa para o idoso, porém o mesmo se recusa a morar em uma casa feita de tijolos, devido sua cultura indígena. O Presidente, o sr Antonio afirmou que o mesmo compareceu ao CRAS e expos sua opinião sobre a situação da construção da casa. Ainda fazendo uso da palavra, falou-se sobre a importância da união dos conselheiros para melhor atender as demandas do conselho. O sr Antonio apresentou o formulário, que após lido foi aprovado pelos conselheiros presentes. O relatório será preenchido por cada instituição e será documentado. O sr José Raimundo afirmou que esse relatório será importante para saber o que é feito dentro do município voltado para a pessoa idosa, o que pode ser melhorado e o que cada instituição já faz para essa população. Abriu espaço para os conselheiros falarem sua opinião sobre o formulário apresentado pelo presidente. A sra Erda falou sobre a questão do EJA (Educação , que muitos jovens se matriculam para participar, porém a maioria não comparece e quando comparece, não apresenta rendimento devido ao comportamento e acabam tirando a oportunidade de muitos idosos que querem estudar. O sr Deolino falou sobre sua experiência em estudar juntamente com os jovens, que não conseguiu continuar devido a bagunça feita pelos estudantes. A sra Marcia sugeriu que essa demanda seja levada para a secretaria de educação e que seja feita uma turma especifica para o idoso. A sra Erda sinalizou que fosse acrescentado no formulário, se o idoso de cada instituição, tem o desejo de frequentar a escola.  O formulário será preenchido pelas instituições: Igrejas, Terreiros, Associações, Sindicatos, CDL, Secretarias, Câmara de Vereadores e posteriormente será entregue na casa dos Conselhos,com o prazo de quinze dias, contando com a data de hoje. O próximo assunto abordado foi a modalidade para atender o idoso, através de um grupo de convivência. O Presidente falou sobre a ideia da criação de uma Instituição de Longa Permanência no município e uma possível parceria com a Instituição já existente no município de Burietá.  O sr. Edval falou que o dever de cuidar do idoso é da família, que a mesma precisa da o suporte necessário para que a pessoa idosa tenha uma melhor qualidade de vida. O sr Presidente falou em fortalecer o atendimento domiciliar aos idosos. O sr José Raimundo fez o convite para o evento o segundo Concurso Beleza Negra que acontecerá dia 23/11 na quadra do Colégio Edvaldo Machado Boaventura, ás 19h. O sr Antonio afirmou que o CNPJ do conselho está em processo de efetivação para a obtenção de recursos. O sr José Raimundo falou sobre o ofício enviado pelo Conselho do COMCIDADE, solicitando o apoio do CMDI na busca das retiradas dos entulhos, dos restos de materiais de construção, dos carros velhos nas vias públicas (passeios e ruas), no impedimento do uso dos passeios públicos por parte dos comerciantes que colocam suas mercadorias nos mesmos, na mudança da carga e descargas de materiais, que forçam o pedestre a usarem o local de trafego de veículos para sua circulação.  Por nada mais haver para o momento o Presidente encerrou a presente reunião, do que constei eu, Dinarte Martins de Oliveira, lavrei a presente ata, que após lida e aprovada, será assinada por mim e pelos demais conselheiros presentes. Presidente Tancredo Neves-BA, 21 de Novembro de 2019.


Nenhum comentário:

Postar um comentário