quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

Ata de Reunião Ordinária do CMDI | 19.12.2019.

 

ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO MUNICIPAL DE DIREITOS DO IDOSO – CMDI, REALIZADA NO DIA 19 DE DEZEMBRO DE 2019. 

Aos dezenove dias do mês de Dezembro do ano de dois mil e dezenove, às nove horas (09h00min), na Casa dos Conselhos – CC, situada na Rua Doutor Heitor Guedes de Melo, 53, Centro. Deu-se início a reunião ordinária do CMDI (Conselho Municipal de Direitos do Idoso) o Presidente, o sr Antonio de Jesus Reis Filho, fez a verificação do quórum, estavam presentes os conselheiros: Erda Fagundes de Brito, Marilene dos Santos Brito (ADM) Deolino dos Santos, representando a Igreja Católica, Edirley Leal Félix (SMS) Edval de Oliveira Damasceno (APROTUM), além da secretaria executiva Dinarte Martins de Oliveira e o Coordenador da Casa dos Conselhos o  sr José Raimundo Souza Santos. Não sendo constatado quórum suficiente para a realização de reunião deliberativa .O Presidente o senhor Antonio iniciou a reunião desejando bom dia a todos os presentes. A pauta constou dos seguintes assuntos: 1- Analise dos formulários; 2- Discussão sobre as informações adquiridas; 3- Sugestões para 2020, para efetivar ações possíveis (fortalecer, motivar); 3- Apostila para os conselheiros sobre alguns artigos de direitos do estatuto do idoso. 4- O que ocorrer.  Dando sequência apresentou o resultado do formulário de diagnostico entregue às instituições e secretarias com o intuito de saber quais projetos ou ações as mesmas fazem voltado para a pessoa idosa. Observou-se que muitas instituições já realizam atividades para esse público e as que ainda não realizam planejam ações para o próximo ano. O objetivo do formulário foi alcançado: saber o que já está sendo realizado, o que pode ser ampliado e que toda rede de garantia de direitos e demais instituições unam em prol da melhor qualidade de vida do idoso. O presidente apresentou os principais artigos e direitos do idoso. Falou sobre a importância dos idosos terem acesso a tecnologia e a educação para melhorar a interação com a sociedade. Ainda fazendo uso da palavra o mesmo falou sobre a importância de denunciar as violações de direitos sofridas pelos idosos. O sr José Raimundo sugeriu que seja feita uma campanha para a divulgação dos serviços oferecido pelo CREAS, quantos casos foram atendidos durante o ano. A sra Erda afirmou sobre a importância de concretizar uma turma de alfabetização para as pessoas idosas, um desejo sinalizado por eles no formulário preenchido. Que essa ideia seja colocada em prática no próximo ano. O sr José Raimundo sugeriu que seja realizado um evento no dia nacional dos idosos com a programação voltada para os mesmos. O sr Presidente abriu espaço para que os conselheiros falassem sobre sua opinião em relação ao formulário. A sra Edirley falou sobre a possibilidade da Secretaria Municipal de Saúde disponibilizar um Geriatra, para atender o público idoso, que a mesma levará a proposta para o secretário de saúde. O ponto destacado pelos presentes foi a importância da família na vida desses idosos, para apoiar, dialogar e promover uma melhor qualidade de vida para os mesmos. Por nada mais haver para o momento o Presidente encerrou a presente reunião, do que constei eu Dinarte Martins de Oliveira, lavrei a presente ata, que após lida e aprovada, será assinada por mim e pelos demais conselheiros presentes. Presidente Tancredo Neves-BA, 19 de Dezembro de 2019.

quinta-feira, 21 de novembro de 2019

Ata de Reunião Ordinária do CMDI | 21.11.2019.

 

ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO MUNICIPAL DE DIREITOS DO IDOSO – CMDI, REALIZADA NO DIA 21 DE NOVEMBRO DE 2019. 

Aos vinte e um dias do mês de Novembro do ano de dois mil e dezenove (21/11/2019), às nove horas (09h00min), na Casa dos Conselhos – CC, situada na Rua Doutor Heitor Guedes de Melo, 53, Centro. Deu-se início a reunião ordinária do CMDI (Conselho Municipal de Direitos do Idoso) o Presidente, o senhor Antonio de Jesus Reis Filho, fez a verificação do quórum, estavam presentes os conselheiros: Erda Fagundes de Brito (ADM), Deolino dos Santos, representando a Igreja Católica, Edval de Oliveira Damasceno (APROTUM), Marcia Maria dos Santos (SME), e Eliade Mendes Santos (SMS), além da secretaria executiva Dinarte Martins de Oliveira e o Coordenador da Casa dos Conselhos o  sr José Raimundo Souza Santos. Sendo constatado quórum suficiente para a realização de reunião deliberativa .O Presidente o senhor Antonio iniciou a reunião desejando bom dia a todos os presentes. A pauta constou dos seguintes assuntos: 1- CNPJ; 2- Convidar toda sociedade para a reeducação, para melhor atender o idoso; 3- As modalidades para atender o idoso, diagnostico/formulário para saber o que já existe e o que pode ser feito; 4- O que ocorrer. Dando sequência o mesmo apresentou material informativo voltado para os direitos da pessoa idosa. O sr José Raimundo afirmou que é necessário politicas públicas voltadas para os idosos. O sr Edval falou sobre a situação de um idoso que reside na região da Pimenteira e que resiste em ter contato com outras pessoas. Que o mesmo, juntamente com a associação, assistência social e demais instituições estão se mobilizando para a construção de uma casa para o idoso, porém o mesmo se recusa a morar em uma casa feita de tijolos, devido sua cultura indígena. O Presidente, o sr Antonio afirmou que o mesmo compareceu ao CRAS e expos sua opinião sobre a situação da construção da casa. Ainda fazendo uso da palavra, falou-se sobre a importância da união dos conselheiros para melhor atender as demandas do conselho. O sr Antonio apresentou o formulário, que após lido foi aprovado pelos conselheiros presentes. O relatório será preenchido por cada instituição e será documentado. O sr José Raimundo afirmou que esse relatório será importante para saber o que é feito dentro do município voltado para a pessoa idosa, o que pode ser melhorado e o que cada instituição já faz para essa população. Abriu espaço para os conselheiros falarem sua opinião sobre o formulário apresentado pelo presidente. A sra Erda falou sobre a questão do EJA (Educação , que muitos jovens se matriculam para participar, porém a maioria não comparece e quando comparece, não apresenta rendimento devido ao comportamento e acabam tirando a oportunidade de muitos idosos que querem estudar. O sr Deolino falou sobre sua experiência em estudar juntamente com os jovens, que não conseguiu continuar devido a bagunça feita pelos estudantes. A sra Marcia sugeriu que essa demanda seja levada para a secretaria de educação e que seja feita uma turma especifica para o idoso. A sra Erda sinalizou que fosse acrescentado no formulário, se o idoso de cada instituição, tem o desejo de frequentar a escola.  O formulário será preenchido pelas instituições: Igrejas, Terreiros, Associações, Sindicatos, CDL, Secretarias, Câmara de Vereadores e posteriormente será entregue na casa dos Conselhos,com o prazo de quinze dias, contando com a data de hoje. O próximo assunto abordado foi a modalidade para atender o idoso, através de um grupo de convivência. O Presidente falou sobre a ideia da criação de uma Instituição de Longa Permanência no município e uma possível parceria com a Instituição já existente no município de Burietá.  O sr. Edval falou que o dever de cuidar do idoso é da família, que a mesma precisa da o suporte necessário para que a pessoa idosa tenha uma melhor qualidade de vida. O sr Presidente falou em fortalecer o atendimento domiciliar aos idosos. O sr José Raimundo fez o convite para o evento o segundo Concurso Beleza Negra que acontecerá dia 23/11 na quadra do Colégio Edvaldo Machado Boaventura, ás 19h. O sr Antonio afirmou que o CNPJ do conselho está em processo de efetivação para a obtenção de recursos. O sr José Raimundo falou sobre o ofício enviado pelo Conselho do COMCIDADE, solicitando o apoio do CMDI na busca das retiradas dos entulhos, dos restos de materiais de construção, dos carros velhos nas vias públicas (passeios e ruas), no impedimento do uso dos passeios públicos por parte dos comerciantes que colocam suas mercadorias nos mesmos, na mudança da carga e descargas de materiais, que forçam o pedestre a usarem o local de trafego de veículos para sua circulação.  Por nada mais haver para o momento o Presidente encerrou a presente reunião, do que constei eu, Dinarte Martins de Oliveira, lavrei a presente ata, que após lida e aprovada, será assinada por mim e pelos demais conselheiros presentes. Presidente Tancredo Neves-BA, 21 de Novembro de 2019.


quarta-feira, 30 de outubro de 2019

Ata de Reunião Ordinária do CMDI | 30.10.2019.

 

ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO MUNICIPAL DE DIREITOS DO IDOSO – CMDI, REALIZADA NO DIA 30 DE OUTUBRO DE 2019. 

Aos trinta dias do mês de Outubro do ano de dois mil e dezenove (30/10/2019), às nove horas (09h00min), na Casa dos Conselhos – CC, situada na Rua Doutor Heitor Guedes de Melo, 53, Centro. Deu-se início a reunião ordinária do CMDI (Conselho Municipal de Direitos do Idoso). O Presidente o senhor Magda  de Jesus Reis filho fez a verificação do quórum, estavam presentes os conselheiros: Deolino dos Santos (SINTRAF), Edval de Oliveira Damasceno (APROTUM), Antonio de Jesus Reis Filho (CRAS) Rosilda, além da secretária executiva da casa dos conselhos, Dinarte Martins e o Coordenador José Raimundo. . Não sendo constatado quórum suficiente para a realização de reunião deliberativa. O sr Antonio de Jesus Reis Filho aceitou a solicitação feita para ser o novo presidente do conselho. Dando sequência falando sobre as campanhas setembro amarelo, outubro rosa e novembro azul, focando no setembro amarelo. O mesmo falou sobre a necessidade de saber escutar, que muitas vezes uma boa conversa pode mudar o dia de um idoso. Que o inidice de suicídio ainda é grande em nosso município. O sr José Raimundo questionou se as pessoas que foram ouvidas durante as campanhas, tiveram suas demandas atendidas.  O presidente afirmou que após serem ouvidas, as pessoas foram encaminhadas para o profissional da área. Também se falou da necessidade de um profissional para atender os idosos (gerontologia e geriatria). Outro ponto abordado na reunião foi a necessidade de uma atenção especial aos cuidadores de pessoas da terceira idade, pois os mesmos também necessitam de um acompanhamento profissional. O sr Deolino falou sobre seu desejo em ser candidato a vereador, porem já havia desistido da idéia. Ainda fazendo uso da palavra o mesmo falou sobre seu desejo em criar um abrigo no município para acolher os idosos. Por nada mais haver para o momento a Presidente, Magda Santos de Andrade encerrou a presente reunião, do que constou eu, Dinarte Martins de Oliveira, lavrei a presente ata, que após lida e aprovada, será assinada por mim e pelos demais conselheiros presentes. Presidente Tancredo Neves-BA, 30 de Outubro de 2019.

segunda-feira, 10 de junho de 2019

Ata de Reunião Ordinária do CMDI | 10.6.2019.

 

ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO MUNICIPAL DE DIREITOS DO IDOSO – CMDI, REALIZADA NO DIA 10 DE JUNHO DE 2019.

Aos dez dias do mês de Junho do ano de dois mil e dezenove (10/06/2019), às nove horas (09h00min), na Casa dos Conselhos – CC, situada na Rua Doutor Heitor Guedes de Melo, 53, Centro. Deu-se início a reunião ordinária do CMDI (Conselho Municipal de Direitos do Idoso) a Presidente a senhora Magda Santos de Andrade fez a verificação do quórum, estavam presentes os conselheiros: Deolino dos Santos (SINTRAF), Edval de Oliveira Damasceno (APROTUM), Marcia Maria dos Santos (SME), e Senhora Marilene dos Santos Brito (SEMTUC). Não sendo constatado quórum suficiente para a realização de reunião deliberativa, a Presidente a senhora Magda iniciou desejando bom dia a todos os presentes. Dando sequência falando sobre a conversa formal que a comissão teve com a Secretaria de Ação Social senhora Jucinea Cardoso onde a mesma deu bastante atenção a comissão, falou do evento do São João, os equipamentos de Fisioterapia nas oficinas com a fisioterapeuta no grupo dos idosos, e falou sobre o médico Geriatria. A Presidente Sr. Magda abriu espação para os conselheiros estarem falando de algumas demandas a ser discutido. Por nada mais haver para o momento a Presidente, Magda Santos de Andrade encerrou a presente reunião, do que constou eu, Magda Santos de Andrade, lavrei a presente ata, que após lida e aprovada, será assinada por mim e pelos demais conselheiros presentes. Presidente Tancredo Neves-BA, 10 de Junho de 2019.


quinta-feira, 16 de maio de 2019

Ata de Reunião Ordinária do CMDI | 16.5.2019.

 

ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO MUNICIPAL DE DIREITOS DO IDOSO – CMDI, REALIZADA NO DIA 16 DE MAIO DE 2019.

Aos dezesseis do mês de maio do ano de dois mil e dezenove (16/05/2019), às catorze horas (14h00min), na Casa dos Conselhos – CC, situada na Rua Doutor Heitor Guedes de Melo, 53, Centro. Deu-se início a reunião ordinária do CMDI (Conselho Municipal de Direitos do Idoso) a Presidente a senhora Magda Santos de Andrade fez a verificação do quórum, estavam presentes os conselheiros: Deolino dos Santos (SINTRAF), Edval de Oliveira Damasceno (APROTUM), Senhor José Raimundo Souza Santos, Manoel João do Santos (igreja católica) e Senhora Terezinha Rosa de Andrade Almeida. Não sendo constatado quórum suficiente para a realização de reunião deliberativa, a Presidente a senhora Magda deu início aos trabalhos desejando um bom tarde a todos os presentes. Dando sequência falando sobre a Conferencia Territorial que aconteceu em Valença-Ba no dia dezessete de Abril de dois mil e dezenove (17/04/2019), Senhor José Raimundo fez o convite sobre a Audiência Pública da campanha Faça Bonito, no Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18 de Maio)  que acontecerá no dia dezessete de Maio de dois Mil e Dezenove (17/05/2019) às nove horas (14h00min) na 1ª Igreja Batista (Bairro do Japão) tendo como palestrante Dr. Natanael Ramos de Almeida Neto (JUIZ). Foi formada uma comissão composta por: Deolino, Manoel, Terezinha, Edval e Magda para conversar com a Secretaria Jucinea da Silva Cardoso no dia vinte e oito de maio de dois mil e dezenove (28/05/2019) com a seguintes sugestões: equipamentos de atividades físicas para pessoas idosas ao ar livre, medico geriátrico, entre outros. Por nada mais haver para o momento a Presidente, Magda Santos de Andrade encerrou a presente reunião, do que constou eu, Magda Santos de Andrade, lavrei a presente ata, que após lida e aprovada, será assinada por mim e pelos demais conselheiros presentes. Presidente Tancredo Neves-BA, 16 de Maio de 2019.


quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Ata de Reunião Ordinária do CMDI | 21.2.2019.

 

ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO MUNICIPAL DE DIREITOS DO IDOSO – CMDI, REALIZADA NO DIA 21 DE FEVEREIRO DE 2019.

Aos vinte e um dias do mês de fevereiro do ano de dois mil e dezenove (21/02/2019), às nove horas (09h00min), na Casa dos Conselhos – CC, situada na Rua Doutor Heitor Guedes de Melo, 53, Centro. Deu-se início a sexta reunião ordinária do CMDI (Conselho Municipal de Direitos do Idoso) a Presidente a senhora Magda Santos de Andrade fez a verificação do quórum para realização da reunião ordinária deliberativa, estavam presentes os conselheiros: Deolino dos Santos (SINTRAF), Marcia Maria dos Santos (SEME), Edval de Oliveira Damasceno (APROTUM), e José Alves de Sousa secretário executivo do CMDI. Não sendo constatado quórum suficiente para a realização de reunião deliberativa, a Presidente a senhora Magda deu início aos trabalhos desejando um bom dia a todos os presentes. Dando sequência os conselheiros voltaram e fazer o convite para que um representante da SEMAS (Secretaria Municipal de Ação Social) seja convidado para apresentar suas ações voltadas para o público idoso de nosso município. A carteira do Idoso que dá direito do uso dos ônibus intermunicipal e interestadual pode ser feita no CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), mediante a apresentação da Carteira de Identidade, CPF e NIS atualizado. A Comissão de Educação realizou sua visita na SEME (Secretaria Municipal de Educação), a citada secretaria ficou de criar uma ação para os idosos. Por nada mais haver para o momento o Vice-Presidente, o senhor Deolino dos Santos encerrou a presente reunião, do que constou eu, José Alves de Sousa, Secretário Executivo do CMDI lavrei a presente ata, que após lida e aprovada, será assinada por mim, pela presidente e pelos demais conselheiros presentes. Presidente Tancredo Neves-BA, 21 de fevereiro de 2019.