quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

Ata de Reunião Ordinária do CMDI | 19.12.2019.

 

ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO MUNICIPAL DE DIREITOS DO IDOSO – CMDI, REALIZADA NO DIA 19 DE DEZEMBRO DE 2019. 

Aos dezenove dias do mês de Dezembro do ano de dois mil e dezenove, às nove horas (09h00min), na Casa dos Conselhos – CC, situada na Rua Doutor Heitor Guedes de Melo, 53, Centro. Deu-se início a reunião ordinária do CMDI (Conselho Municipal de Direitos do Idoso) o Presidente, o sr Antonio de Jesus Reis Filho, fez a verificação do quórum, estavam presentes os conselheiros: Erda Fagundes de Brito, Marilene dos Santos Brito (ADM) Deolino dos Santos, representando a Igreja Católica, Edirley Leal Félix (SMS) Edval de Oliveira Damasceno (APROTUM), além da secretaria executiva Dinarte Martins de Oliveira e o Coordenador da Casa dos Conselhos o  sr José Raimundo Souza Santos. Não sendo constatado quórum suficiente para a realização de reunião deliberativa .O Presidente o senhor Antonio iniciou a reunião desejando bom dia a todos os presentes. A pauta constou dos seguintes assuntos: 1- Analise dos formulários; 2- Discussão sobre as informações adquiridas; 3- Sugestões para 2020, para efetivar ações possíveis (fortalecer, motivar); 3- Apostila para os conselheiros sobre alguns artigos de direitos do estatuto do idoso. 4- O que ocorrer.  Dando sequência apresentou o resultado do formulário de diagnostico entregue às instituições e secretarias com o intuito de saber quais projetos ou ações as mesmas fazem voltado para a pessoa idosa. Observou-se que muitas instituições já realizam atividades para esse público e as que ainda não realizam planejam ações para o próximo ano. O objetivo do formulário foi alcançado: saber o que já está sendo realizado, o que pode ser ampliado e que toda rede de garantia de direitos e demais instituições unam em prol da melhor qualidade de vida do idoso. O presidente apresentou os principais artigos e direitos do idoso. Falou sobre a importância dos idosos terem acesso a tecnologia e a educação para melhorar a interação com a sociedade. Ainda fazendo uso da palavra o mesmo falou sobre a importância de denunciar as violações de direitos sofridas pelos idosos. O sr José Raimundo sugeriu que seja feita uma campanha para a divulgação dos serviços oferecido pelo CREAS, quantos casos foram atendidos durante o ano. A sra Erda afirmou sobre a importância de concretizar uma turma de alfabetização para as pessoas idosas, um desejo sinalizado por eles no formulário preenchido. Que essa ideia seja colocada em prática no próximo ano. O sr José Raimundo sugeriu que seja realizado um evento no dia nacional dos idosos com a programação voltada para os mesmos. O sr Presidente abriu espaço para que os conselheiros falassem sobre sua opinião em relação ao formulário. A sra Edirley falou sobre a possibilidade da Secretaria Municipal de Saúde disponibilizar um Geriatra, para atender o público idoso, que a mesma levará a proposta para o secretário de saúde. O ponto destacado pelos presentes foi a importância da família na vida desses idosos, para apoiar, dialogar e promover uma melhor qualidade de vida para os mesmos. Por nada mais haver para o momento o Presidente encerrou a presente reunião, do que constei eu Dinarte Martins de Oliveira, lavrei a presente ata, que após lida e aprovada, será assinada por mim e pelos demais conselheiros presentes. Presidente Tancredo Neves-BA, 19 de Dezembro de 2019.