ATA DA REUNIÃO
ORDINÁRIA DO CONSELHO MUNICIPAL DE DIREITOS DO IDOSO – CMDI, REALIZADA NO DIA 21
DE NOVEMBRO DE 2019.
Aos vinte e um dias do
mês de Novembro do ano de dois mil e dezenove (21/11/2019), às nove horas (09h00min),
na Casa dos Conselhos – CC, situada na Rua Doutor Heitor Guedes de Melo, 53,
Centro. Deu-se início a reunião ordinária do CMDI (Conselho Municipal de Direitos
do Idoso) o Presidente, o senhor Antonio
de Jesus Reis Filho, fez a verificação do quórum, estavam presentes os
conselheiros: Erda Fagundes de Brito
(ADM), Deolino dos Santos, representando
a Igreja Católica, Edval de Oliveira
Damasceno (APROTUM), Marcia Maria
dos Santos (SME), e Eliade Mendes
Santos (SMS), além da secretaria executiva Dinarte Martins de Oliveira e o Coordenador da Casa dos Conselhos
o sr José Raimundo Souza Santos. Sendo constatado quórum suficiente para
a realização de reunião deliberativa .O Presidente o senhor Antonio iniciou a
reunião desejando bom dia a todos os presentes. A pauta constou dos seguintes
assuntos: 1- CNPJ; 2- Convidar toda
sociedade para a reeducação, para melhor atender o idoso; 3- As modalidades
para atender o idoso, diagnostico/formulário para saber o que já existe e o que
pode ser feito; 4- O que ocorrer. Dando sequência o mesmo apresentou
material informativo voltado para os direitos da pessoa idosa. O sr José
Raimundo afirmou que é necessário politicas públicas voltadas para os idosos. O
sr Edval falou sobre a situação de um idoso que reside na região da Pimenteira e
que resiste em ter contato com outras pessoas. Que o mesmo, juntamente com a
associação, assistência social e demais instituições estão se mobilizando para
a construção de uma casa para o idoso, porém o mesmo se recusa a morar em uma
casa feita de tijolos, devido sua cultura indígena. O Presidente, o sr Antonio afirmou
que o mesmo compareceu ao CRAS e expos sua opinião sobre a situação da
construção da casa. Ainda fazendo uso da palavra, falou-se sobre a importância
da união dos conselheiros para melhor atender as demandas do conselho. O sr
Antonio apresentou o formulário, que após lido foi aprovado pelos conselheiros
presentes. O relatório será preenchido por cada instituição e será documentado.
O sr José Raimundo afirmou que esse relatório será importante para saber o que
é feito dentro do município voltado para a pessoa idosa, o que pode ser
melhorado e o que cada instituição já faz para essa população. Abriu espaço
para os conselheiros falarem sua opinião sobre o formulário apresentado pelo
presidente. A sra Erda falou sobre a questão do EJA (Educação , que muitos
jovens se matriculam para participar, porém a maioria não comparece e quando
comparece, não apresenta rendimento devido ao comportamento e acabam tirando a
oportunidade de muitos idosos que querem estudar. O sr Deolino falou sobre sua
experiência em estudar juntamente com os jovens, que não conseguiu continuar
devido a bagunça feita pelos estudantes. A sra Marcia sugeriu que essa demanda
seja levada para a secretaria de educação e que seja feita uma turma especifica
para o idoso. A sra Erda sinalizou que fosse acrescentado no formulário, se o
idoso de cada instituição, tem o desejo de frequentar a escola. O formulário será preenchido pelas
instituições: Igrejas, Terreiros, Associações, Sindicatos, CDL, Secretarias,
Câmara de Vereadores e posteriormente será entregue na casa dos Conselhos,com o
prazo de quinze dias, contando com a data de hoje. O próximo assunto abordado
foi a modalidade para atender o idoso, através de um grupo de convivência. O
Presidente falou sobre a ideia da criação de uma Instituição de Longa
Permanência no município e uma possível parceria com a Instituição já existente
no município de Burietá. O sr. Edval
falou que o dever de cuidar do idoso é da família, que a mesma precisa da o
suporte necessário para que a pessoa idosa tenha uma melhor qualidade de vida. O
sr Presidente falou em fortalecer o atendimento domiciliar aos idosos. O sr
José Raimundo fez o convite para o evento o segundo Concurso Beleza Negra que
acontecerá dia 23/11 na quadra do Colégio Edvaldo Machado Boaventura, ás 19h. O
sr Antonio afirmou que o CNPJ do conselho está em processo de efetivação para a
obtenção de recursos. O sr José Raimundo falou sobre o ofício enviado pelo
Conselho do COMCIDADE, solicitando o apoio do CMDI na busca das retiradas dos
entulhos, dos restos de materiais de construção, dos carros velhos nas vias
públicas (passeios e ruas), no impedimento do uso dos passeios públicos por
parte dos comerciantes que colocam suas mercadorias nos mesmos, na mudança da
carga e descargas de materiais, que forçam o pedestre a usarem o local de
trafego de veículos para sua circulação. Por nada mais haver para o momento o Presidente
encerrou a presente reunião, do que constei eu, Dinarte Martins de Oliveira,
lavrei a presente ata, que após lida e aprovada, será assinada por mim e pelos
demais conselheiros presentes. Presidente Tancredo Neves-BA, 21 de Novembro de
2019.